Estrutura e Conteúdo
A iniciativa incluirá:
  • Sessão formal de abertura, incluindo uma conferência por personalidade externa de reconhecido mérito, destinada a promover a iniciativa no IST e a projectar a sua imagem para fora do IST.

  • Três seminários em paralelo, sobre os temas:

  • Sessão de encerramento para apresentação dos melhores trabalhos, desenvolvidos por equipas de alunos ao longo do semestre.

Cada um dos três seminários terá uma sessão pública em painel (uma manhã ou uma tarde) aberta ao exterior, para introdução do tema por professores do IST e por especialistas convidados. Incluirá também 6 ou 7 sessões lectivas, ao longo do 1º Semestre, de 2 horas cada, leccionadas por vários professores dos diversos departamentos do IST.

As sessões lectivas terão inicio no dia 6 de Outubro e decorrerão em paralelo, às segundas, quartas e quintas, das 18 às 20 horas, respectivamente para o território, o sistema produtivo e o mar.

As sessões lectivas terão a preparação colegial prévia de um documento-base, que estabeleça os conceitos, princípios e orientações, destacando as ligações interdisciplinares. Bibliografia e sites da NET a consultar, e que concretize contributos dos diferentes ramos da engenharia para o tema em estudo. Cada sessão terá um professor responsável, que introduzirá o tema (até 1 hora), dois comentários com perspectivas complementares por professores de outros departamentos ou convidados (15 a 20 minutos cada) e um curto debate final com os alunos.

Haverá ainda casos de estudo a fornecer aos alunos para os quais se definirão os seguintes aspectos (a sintetizar em fichas):

  • Enquadramento;

  • Objectivos;

  • Professor responsável pela orientação/supervisão de cada caso de estudo;

  • Bibliografia inicial e sites directamente relevantes.

Os casos de estudo para trabalho de grupo tratarão temas de actualidade e interesse nacional, podendo contribuir para definir estratégias de desenvolvimento sustentável no domínio seleccionado.