 |
Candidatura, Selecção e Avaliação |
|
 |
|
- Os alunos candidatar-se-ão nas diferentes modalidades de acordo com as possibilidades que cada departamento tiver seleccionado - opções disponíveis -, devendo para o efeito apresentar uma sucinta (menos de uma página) candidatura, expondo os seus interesses, motivações e os estudos de casos em que deseje participar (até 5, por ordem de preferência), podendo fazê-lo via internet.
- Como ordem de grandeza, prevê-se que, em cada Seminário, o número de alunos em regimes sujeitos a avaliação dos seus ‘projectos’ não deva exceder 30 (alíneas "completa" e "um seminário com trabalho", do menu modalidades)e que o número adicional de alunos no regime referido na alínea "um seminário" acima não deva exceder 15.
- A distribuição dos alunos por departamentos de origem será função do interesse que estes seminários vierem a suscitar em cada departamento e curso, dos temas dos casos de estudo, e da interdisciplinaridade mínima adequada a cada caso de estudo; cada grupo de alunos para trabalho de projecto não deve ter mais do que aluno de cada curso de licenciatura; no caso de grupos de alunos de pós-graduação, aplica-se a mesma regra ao nível da especialidade de licenciatura e da especialização de pós-graduação. O número total de alunos de um departamento por Seminário não deve exceder 10.
- Deve ser dada preferência aos alunos que pretendam frequentar os três seminários (equivalência plena a uma disciplina curricular no seu curso)
- Se for necessária selecção deverão ser utilizados três critérios adicionais:
- Número de cadeiras concluidas
- Classificação média
- Análise da ficha de candidatura e do grau de motivação demonstrado
- Convirá, naturalmente, que cada grupo que se vier constituir reuna alunos (3 ou 4) que estejam submetidos nos seus departamentos de origem a modelos de inserção curricular e de avaliação semelhantes, para evitar problemas internos de funcionamento dos grupos de alunos que resultem de níveis de empenhamento muito diferentes.
- Na modalidade "completa" e "um seminário com trabalho" a avaliação assenta na realização de um trabalho de grupo e sua discussão de acordo como os critérios definidos pela disciplina de origem.
- Na modalidade "um seminário" não há avaliação, requerendo-se apenas a assistência e cumprimento dos requisitos do curso de origem.
|
|
|
|