Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Estrutura e conteúdo » Sessão 4

SINESBIOAR - um projecto inovador de monitorização e avaliação da qualidade do ar na região de Sines

Amilcar Soares
Cristina Branquinho
Luís Colmonero
18 de Abril de 2005

Sumário

O SINESBIOR é um projecto que teve por objectivo a criação de um instrumento regional de monitorização, avaliação e gestão da qualidade do ar. Envolveu como parceiros as principais indústrias das região - Petrogal, CPPE, Associação do Porto de Sines, Borealis -entidades regionais de admininistração pública - CCDR do Alentejo - e centros de investigação - CMRP do Instituto Superior Técnico, OBSERVA do ISCTE, Jardim Botânico da Faculdade de Ciências.

A grande marca deixada por este projecto residiu na componente de inovação organizativa inserido na nova abordagem dos grandes problemas ambientais: "pensar global, agir local". É nesta perspectiva que este projecto teve o grande mérito de agregar e organizar os diferentes actores em torno de uma solução local de um problema global: as empresas e as indústrias com emissões, interessadas no controlo e gestão da qualidade do ar na região face ao seu esforço económico e tecnológico para a redução das emissões; as diferentes entidades públicas locais interessadas na manutenção do equilíbrio economia local/ambiente fundamental para o desenvolvimento sustentável da região; as universidades através dos seus centros de investigação interessadas na implementação de novas tecnologias que dão resposta aos problemas regionais nomeadamente os relacionados com a avaliação e gestão da qualidade do ar.
Outros aspectos inovadores residiram na utilização de metodologias multidisciplinares integradas em instrumentos concretos de avaliação e gestão da qualidade do ar. Tratando-se de um problema transversal às componentes económica, social e ambiental da região, a sua abordagem, neste projecto, teve por base metodologias multidisciplinares: a utilização de liquenes como biomonitores, a monitorização dos aspectos sociais mais relevantes, os modelos geoestatísticos da dispersão dos poluentes no espaço e no tempo e os sistemas de informação geográfica para integração de toda a informação em instrumentos de avaliação e gestão de impactes.

Este estudo de caso será apresentado em três partes:
i) Numa primeira parte serão apresentados os aspectos estruturais e organizativos do projecto bem como a descrição dos instrumentos multidisplinares de avaliação e gestão da qualidade do ar da região de Sines. Prof. Amilcar Soares.
ii) Numa segunda parte serão apresentados os resultados da avaliação da qualidade do ar vista por organismos biológicos. Serão apresentados os mapas regionais da qualidade do ar e mapas de diversos poluentes acumulados em organismos biológicos, biomonitores. Profª Cristina Branquinho
iii) A terceira e última parte será dedicada à componente do esforço económico e tecnológico das empresas para a redução das emissões. Será apresentado o caso da GALP. Engº Luís Colmonero

 

Websites sugeridos