Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Estrutura e conteúdo »Sessão 3

Engenho e Obra: Engenharia em Portugal no Século XX (Documentário)

Professor Manuel Heitor
10 de Março de 2005

Sumário

Apresentamos neste filme o resultado de um programa de trabalho de espectro largo que foi desenvolvido de forma a possibilitar a identificação e análise dos "momentos de inovação tecnológica" e do que de mais relevante se passou no nosso País no domínio da Engenharia durante o século XX. Tendo por base um projecto de investigação pluridisciplinar que envolveu um grupo extenso de engenheiros, historiadores, economistas, sociólogos e tecnólogos, o projecto foi construído com intuitos de divulgação mas, ssobretudo, de fomentar uma cultura tecnológica e de base científica, difundindo uma mensagem de matriz histórica que permita à generalidade dos cidadãos e, designadamente, das gerações mais jovens, aprender a apreciar factos e feitos, estratégias e concepções, fracassos e êxitos de 100 anos de engenharia que se aprendeu, pensou e concretizou em Portugal. Em suma, pretende-se estudar o passado, mergulhar nas raízes, percorrer transversalmente o último século e perspectivar o futuro; mostrar como a arte e o génio se combinaram com a tecnologia e como a nossa história contemporânea mais recente ficou indelevelmente marcada pela actuação protagonizada por um grupo social específico: os engenheiros.

Produzido pela Fado Filmes e Gonçalo Galvão Teles, com guião de Diana Andringa e realização de Teresa Olga, o documentário "Engenho e Obra: Engenharia em Portugal no Século XX", que foi produzido em 2003 para a exposição que decorreu em Lisboa com o mesmo nome, pretende retratar os principais "momentos de inovação tecnológica" em Portugal ao longo do século XX de uma forma que documenta a co-evolução da engenharia e da sociedade portuguesa.

Seguindo uma linha cronológica, por vezes tornada sinuosa pela cronologia interna de cada um dos temas tratados, o documentário alia a imagens das diversas épocas com depoimentos de vários engenheiros que falam da sua área de trabalho, mas também de sociólogos, historiadores e profissionais de áreas que trabalham em estreito contacto com as várias temáticas associadas à engenharia.