[Logo] Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável
Calendário [Foto] Electrónica [Foto] Mar

No ano lectivo de 2008/2009 terá lugar a sexta edição dos seminários interdepartamentais sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável, a partir deste ano reunidos numa única disciplina, no primeiro de semestre.

Os seminários decorrem apenas no primeiro semestre, sendo oferecidos como uma disciplina de opção a todos os cursos de Mestrado e de Mestrado Integrado do IST, correspondendo-lhe 6 ECTS.

Os seminários são leccionados por docentes dos diversos departamentos do IST e por convidados especialistas de quatro grandes áreas: Inovação, Território e Ambiente, Sistemas Produtivos e o Mar.

Neste ciclo pretende-se revelar competências do IST, facilitar cruzamento de formação e informação entre departamentos e interagir com o exterior nos âmbitos da Inovação e Sociedade do Conhecimento, e do Desenvolvimento Sustentável.

O programa de estudos inclui a promoção da inovação tecnológica, nomeadamente reforçando o papel do engenheiro na sociedade, tanto no sector privado, como na administração pública e a produção de novos estudos que ampliem a informação disponível sobre as actividades de inovação tecnológica em Portugal, de forma a contribuir para a base de conhecimento sobre o processo de inovação, tanto do ponto de vista das singularidades da realidade nacional, como, na medida do possível, para a base conceptual sobre as características genéricas da inovação.

Os vários seminários foram planeados de forma a facilitar a discussão dos seguintes temas:

  • Inovação e Ciência: que relações e oportunidades em Portugal e no espaço europeu?
  • Inovação e História: reflectir sobre o atraso estrutural português.
  • Inovação e Produtividade: Desenvolvimento de Produto e/ou Optimização de Processos?
  • Inovação e Mudança Organizacional.
  • A mudança de paradigma: do desenvolvimento económico consumidor de recursos não renováveis ao desenvolvimento sustentável:o território, os sistemas produtivos e o mar.